quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Contratos online

      O comércio via web cresce cada vez mais. Devemos ficar atento aos contratos pela internet para evitar dores de cabeça! Aqui apresentamos uma lita de conselhos úteis!
1.       CAIXA ALTA:
Muitos termos de uso trazem trechos em letras maiúsculas, que explicam as restrições impostas aos usuários. Dedicar atenção especial a eles.
2.       ADESÃO:
Ler antes esses termos antes de aderir ao serviço, por mais longo que seja o texto. Quanto mais se ler esses textos, mais acostumados ficamos com as expressões.
3.       POLÍTICA DE PRIVACIDADE:
Prestar atenção às clausulas que falam do destino de informações como dados pessoais. Redes sociais devem deixar claro se os dados serão armazenados e/ou repassados.
4.       EXERCITE LEITURA DINÂMICA:
Quanto mais termos de uso se conhecer, mais rápido se perceberá a semelhança entre eles e identificar quais pontos que precisam atenção.
5.       TERMOS DE USO:
Os termos de uso estão sujeitos a mudanças mesmo depois de terem sido “lidos e concordados”. É obrigatório que sejam comunicados claramente quando e quais mudanças foram feitas. O consumidor deve enviar uma cópia dos termos de uso para seu e-mail ou entrar no site pra reler com calma o texto.
6.       RESPONSABILIDADE DE CONDUTA DO CONSUMIDOR:
Estas são cláusulas em que a empresa esclarece como ela espera que o consumidor utilize o serviço e quais as “obrigações” desse consumidor.
Fonte: ISTOÉ (22/Ago/2012-/Ano 36_Nº2232 – pág98/99)

Nenhum comentário: