quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Saneamento Básico


Saneamento básico é o conjunto de medidas, visando a preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de desenvolver costumes higiênicos, prevenir doenças e promover a saúde. Saneamento básico se restringe ao abastecimento de água, disposição de esgotos e a coleta do lixo. Outras atividades de saneamento são: controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitações.
Normalmente qualquer atividade de saneamento tem os seguintes objetivos: controle e prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida da população, melhorar a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.
Má gestão do serviço de saneamento básico tem desigual distribuição no território brasileiro. O Saneamento básico do Brasil é deficiente e totalmente insatisfatório.
A situação do país no setor é catastrófica e serão necessários investimentos de mais de R$ 25 bilhões em sistemas de produção de água e mananciais para manter a atual oferta de água em 55% das cidades brasileiras, até 2015. Esses dados contam do Atlas do Abastecimento Urbano de Água lançado pela ANA.
Lembrar que pela OMS “SAÙDE é o completo bem estar físico e mental”!

Um comentário:

Anônimo disse...

Saneamento básico, pra mim a melhor e mais importante medida pra prevenção da saúde!!