sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fraldas descartáveis: usá-las ou não!

Após seu nascimento, a camada externa da pele do bebê não está bem desenvolvida e absorve cerca de 50 produtos químicos diferentes se forem usadas fraldas descartáveis, lenços umedecidos e produtos para bebês normais.
Um dos perigos de fraldas descartáveis ​​é que todas elas contêm um pó absorvente chamado poliacrilato de sódio no interior da almofada. Quando o pó se molha, se transforma em um gel que:
1.       Pode atingir a órgãos genitais do bebê, causando reações alérgicas;
2.       Pode causar irritação grave da pele, ferindo os tecidos do períneo e escroto;
3.       Quando injetado em ratos, causou hemorragia cardiovascular e morte;
4.       Matou crianças após a ingestão de apenas 5 gramas do mesmo.
Estes são cristais pequenos, brilhantes e gelatinosos que às vezes vazam e são vistos em partes íntimas do seu bebê durante a troca de fraldas.
Fraldas descartáveis ​​ também contêm dioxina, um produto benzênico considerado como o mais tóxico de todos os produtos químicos cancerígenos. Em pequenas quantidades causa defeitos de nascença, doenças de pele, doença hepática, supressão do sistema imunológico e danos genéticos em animais de laboratório. A dioxina é proibida na maioria dos países, mas não nos Estados Unidos.
Também muitas fraldas descartáveis ​​contêm tributil de estanho, considerado um poluente ambiental altamente tóxico, penetrante através da pele e que mesmo nas menores concentrações prejudica o sistema imunológico e o sistema hormonal e especula-se que poderia causar esterilidade em meninos. Um estudo datado de 1999, concluiu que as fraldas descartáveis ​​devem ser considerados como um dos fatores que podem causar ou agravar as condições de asma.  
Fraldas descartáveis ​​podem, no mínimo:
1.       Favorecer o aparecimento de assaduras por bactérias e de amoníaco a partir da urina acumulada na fralda, fenômeno desenvolvido em mais da metade de todos os bebês estadunidenses;
2.       Causar irritação pela redução da circulação de ar e retirada da umidade natural da pele do bebê, o que pode causar irritação;
3.       Aumentar a temperatura do escroto um menino de muito acima da temperatura corporal, a tal ponto que ele pode parar os testículos de desenvolvimento normal;
4.       Causar reações alérgicas associadas com dermatite de contato por causa de certos corantes utilizados para adicionar cor às peças descartáveis;
5.       Em casos extremos de vazamentos e ingestão acidental de alguns de seus componentes químicos pelo bebê, causar até sua morte.
Portanto é aconselhável  fazer uso de fraldas de pano ou não usar fraldas nenhuma
Fonte: (Vários Sítios da NET)

13 comentários:

Anônimo disse...

Vai falar isso pra os nossos filhos!! Ninguém com menos de 40 anos de idade vai usar frauda de pano, a não ser em caso de problema de saúde mesmo comprovado que surgiu do uso da frauda descartável! Acho que no tempo que tive filhos, só usei de pano por não existir ainda, ou por não ter tanto acesso como nos dias atuais!

Valeu pelo toque!

Denise disse...

Uso fraldas de pano modernas na minha filha e amo muito, ela não tem nenhum problema de alergia nem nada do tipo, uso pq acho que é a melhor opção para ela, para o planeta e para o meu bolso... sem problemas de vazamento, e duram igual ou mais tempo que as descartáveis... acho que as pessoas usam a fralda descartável por falta de informação e principalmente por comodismo.

BEBÊZINHAS disse...

Super concordo com a Denise, criei meus 4 filhos com fralda de pano antigas e hj cuido das minhas netas gêmeas com fralda de pano moderna, que são super praticas, sabemos que a descartável pode ser pratica para os pais q não querem colocar a mão na sujeira do seu bebe, mas quem vê a parte saudável nisso tudo, vai sim procurar e pesquisar sobre fralda de pano, hoje em dia temos muitos sites que podem ajudar a essa opção - o principal e o www.fraldadepano.org que tem muitas informações e relacao de fabricantes aqui no Brasil e revendedores tb.

Anônimo disse...

Eu tenho 24 anos e uso fraldas de pano na minha filha. Pra mim é uma questao de saude... dela e do planeta

Je disse...

Olá!! Nós usamos fralda de pano moderna em nossa filha. Aqui zero assadura, zero vazamento.. um bebê feliz e protegido! Super recomendo!! No meu blog tem um post com valores comparativos.. vale a pena ler.

www.osimdiario.blogspot.com

Je disse...

Aqui só usamos fralda de pano modernas!! Celeste é um bebê feliz, sem assaduras ou qualquer problema do tipo! Recomendo o uso de fraldas de pano. No meu blog tem um post sobre valores.. falando do que nós gastamos com o uso de FP comparando ao uso de FD.

www.osimdiario.blogspot.com

Mayara Ripardo disse...

Eu tambem uso fraldas de pano modernas no meu bebe desde que ele nasceu. Super tranquilo! Esses novos modelos sao bem diferentes das fraldas antigas. Sao mais eficientes e praticas de usar. Alem de serem lavaveis na maquina!
Pra quem quer conhecer mais sobre fraldas de pano, segue o links
https://www.facebook.com/PaisdoBen
http://paisdoben.blogspot.com.br/

PRISCILLA BEZERRA disse...

Bem, tenho 28 anos e um bb de 6 meses, estamos usando fraldas de pano modernas há mais de 2 meses e simplesmente me apaixonei muita coisa, é nitidamente mais confortável para minha filha. Ah, passei a usar FP por OPÇÃO, por uma questão de consciência ambiental, conforto para meu bb, economia para mim e também pq minha filha fica linda com as fraldinhas rsrs. Recomendo, não é difícil como se pensa.

Renata Leite disse...

Tenho uma menina de 6 meses e optei pelas fraldas de pano modernas sobretudo pela sustentabilidade

Tífani Albuquerque disse...

Eu tenho 29 anos, um filho de 4 meses, trabalho fora, nao tenho empregada e uso fralda de pano nele. Pra mim não foi uma opção usar as descartáveis! São fáceis de usar, e muito muito mais saudáveis pros beês. Neste momento estou tentando convencer minha irmã a aderir pra filha dela de 6 meses!
Informaçoes deste nivel devem ser compartilhadas.

Tífani Albuquerque disse...

Tenho 29 anos, um filho de 5 meses, trabalho fora, não tenho empregada e uso as fraldas de pano. Com certeza é mt melhor para os bebês.
Informaçao desse nivel deve ser compartilhada. Parabéns!

Tífani Albuquerque disse...

Eu tenho 29 anos, um filho de 4 meses, trabalho fora, nao tenho empregada e uso fralda de pano nele. Pra mim não foi uma opção usar as descartáveis! São fáceis de usar, e muito muito mais saudáveis pros beês. Neste momento estou tentando convencer minha irmã a aderir pra filha dela de 6 meses!
Informaçoes deste nivel devem ser compartilhadas.

Anônimo disse...

OLÁ!!
Já vi alguns estudo que tudo que é branco passa por um processo com dioxina. No caso a fralda de pano seria menos agressiva mas ainda sim tem o fator da dioxina.
Nos EUA vi muitas roupa e fraldas de pano mas de 100% algodão cru, ela não passam por nenhum "clareamento"/processo químico. Também não entendo essa apologia que para ser limpo tem que ser branco.