sábado, 11 de agosto de 2012

Dia dos Pais - Resumo histórico

Na literatura da história encontra-se referências à origem da data comemorativa do Dia dos Pais a Babilônia. Segundo escritos há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila uma mensagem original desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Tradicionalmente, a institucionalização dessa data iniciou-se no início do século passado. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Smart Dodd (1882-1978) resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, o fazendeiro e sargento da União durante a Guerra Civil dos Estados Unidos, William Jackson Smart (1842-1919). O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane, região onde foram morar depois da guerra, para todo o Estado de Washington. A partir daí tornou-se uma festa nacional até que, em 1972, o presidente americano Richard Milhous Nixon (1913-1994) oficializou o no terceiro domingo de Junho "Dia do Pai", o Father's Day, seguindo a data já tradicional.
O dia do Pai no Brasil, foi “importado” dos Estados Unidos pelo publicitário Sylvio Bhering (1908-?) e instituído no dia 14 de Agosto de 1953, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, patriarca da família. A partir do ano seguinte passou a ser comemorado no segundo domingo do mês de agosto, como Dia dos Pais, sendo a data brasileira diferente da estadunidense e europeia.
Essa data comemorativa existe praticamente em todo o mundo, mas o dia é bastante variável. Por exemplo, em Portugal e outras ex-colônias portuguesas, por tradição da Igreja católica, é comemorado no dia 19 de Março, dia mundial de São José (~40AC-26DC), marido de Maria, a Nossa Senhora dos católicos (~22AC-50DC)  , a mãe biológica de Jesus Cristo (~ 4AC-30DC).
Fontes:
               1.  WIKIPEDIA (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Pais)
               2.  SÓ BIOGRAFIAS (http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/)

2 comentários:

Anônimo disse...

Achai a matéria bastante interessante, não sabia das origens desta data tão importante!
Parabéns Carlão, pela matéria e pelo seu dia!

Anônimo disse...

Eu tenho alguma sabedoria maravilhosa.