quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Como salvar de um engasgo

Ninguém deseja passar pela situação em que a vida de alguém dependa de uma ação sua. Mas, como não podemos prever se isso vai ou não acontecer, nada melhor do que estar preparado.
Uma dessas situações, a que qualquer um está sujeito e a qualquer momento, é o engasgo. Um pedaço de alimento mal mastigado ou engolido de forma inadequada, acidentes com objetos e até mesmo secreções, como catarro, podem obstruir as vias respiratórias e ficar preso na garganta, causando asfixia e podendo levar à morte em poucos minutos. O que fazer?
Para esta situação existe uma técnica denominada de “Manobra de Heimlich”. Ela foi descrita em 1974 pelo médico estadunidense Henry Heimlich, nascido em Wilmington, Delaware (1920), sendo reconhecida pela Cruz Vermelha e difundida mundialmente.
A técnica consiste em se induzir uma tosse artificial que expele o objeto que esteja bloqueando a respiração da vítima, pois a pressão exercida pela mão sobre final do diafragma, comprime os pulmões e empurra o objeto estranho para fora da traquéia.
Aprenda agora mesmo esse procedimento, que pode salvar vidas, observando a figura esquemática abaixo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa eu ja fiz, como o objeto era grande, tive que repetir 3 vezes, mas felizmente funcionou!

Ótima dica!