sábado, 4 de agosto de 2012

Alimentos na geladeira

Para que os alimentos não estraguem mesmo quando armazenados em geladeira, é preciso buscar as posições mais indicadas para armazenamento de cada grupo de produto. As dicas a seguir mostram os locais ideais para o armazenamento de cada tipo de alimento.
O congelador trabalha com aproximadamente 14 graus negativos, e é o espaço indicado para conservar alimentos por longos períodos.
A gaveta superior é a área destinada a alimentos como queijo, iogurte, margarina e carnes cruas, sendo que estas não devem ser guardadas aí por mais de três dias. Esses alimentos devem estar bem fechados para que o odor não se espalhe pela geladeira.
Na prateleira superior devem ser guardados alimentos que são usados todos os dias e deterioram-se facilmente, como leite, maionese e requeijão. Na prateleira intermediária os alimentos que serão usados em breve, incluindo sobras que ficam para o dia seguinte, acondicionados em vasilhas com tampa, o que permitirá empilhamentos. Na inferior, com menos refrigeração, é indicada para frutas e alguns doces, mas não para alimentos que levam leite em sua fórmula.
A gaveta inferior é própria para guardar verduras e legumes por serem mais sensíveis ao frio. Quando for guardar estes alimentos, tente deixá-los higienizados e conservados em embalagens plásticas com tampa, se possível, intercaladas com papel toalha.
Na porta não deve ser utilizada para guardar ovos ou alimentos mais perecíveis. Esta área deve ser reservada para alimentos menos perecíveis ou de uso frequentes como sucos, refrigerantes, condimentos e vinagre.
É fundamental limpar periodicamente seu refrigerador, de preferência com uma solução simples de água morna e bicarbonato de sódio, na base de uma colher de sopa de bicarbonato para um litro de água). Uma geladeira bem organizada com controle do tempo e temperatura (no termostato) e manutenção da borracha de vedação, pode reduzir sensivelmente a conta de energia. Uma geladeira pode atingir cerca de 30% do consumo de eletricidade em uma casa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa foi uma ótima dica, pois sou atrapalhada com arrumação de geladeira!

Valeu pelo dica!