sexta-feira, 24 de agosto de 2012

25 de Agosto: Dia do soldado


A comemoração tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro e foi instituída em razão de ser a dia de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (1803-1880), o mais famoso militar da história brasileira, nascido na fazenda de Tuquaru, perto da vila de Porto da Estrela, hoje Duque de Caxias, RJ. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Destacou-se lutando e defendendo o governo imperial de D. Pedro II (1825-1891) em confrontos externos e internos.
A graduação mais rasa na hierarquia militar, o termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. As principais atividades de um soldado é a luta pela paz, dentro e fora do país, e o auxílio à população em situações de calamidade.
Com a finalidade de proporcionar ao jovem o aprendizado de valores de civilidade, no Brasil o serviço militar é obrigatório para os brasileiros do sexo masculino ao completar 18 anos, legalmente desde 1908, em alguma das forças armadas, seja Marinha, Exército ou Aeronáutica.
Já foi uma data mais comemorada, mas o Dia do Soldado foi perdendo espaço e significância dentro das próprias forças armadas brasileiras em comparação, principalmente com relação ao dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal.

Um comentário:

Anônimo disse...

O dia do soldado, sempre lembro de um trabalho que fiz sobre Duque de Caxias, quando estava no colegial, tirei a nota máxima, aos meus 10 anos de idade, fui com a turma da escola no dia do soldado, apresentar no quartel para uma turma de soldados reverentemente formados no pátio! Valeu pela lembrança!