segunda-feira, 13 de agosto de 2012

14 de agosto: Dia do combate à poluição


Esta data tem a finalidade de alertar e orientar as pessoas sobre os diversos tipos de poluição e as principais formas de combatê-los. A poluição é a degradação das características naturais do meio ambiente, sejam elas físicas, químicas ou biológicas. Isso acontece em razão da remoção ou adição de substâncias que prejudicam a natureza, seja no ar, no solo ou na água.
Em virtude do crescimento populacional em todo o mundo, o homem tem desmatado áreas arborizadas para construir indústrias e com isso, despejando resíduos dessas indústrias sobre nosso ambiente e essa destruição tem causado sérios problemas, pois o bem estar do homem está relacionado com a manutenção e preservação do meio ambiente.
Além de resíduos industriais, a poluição pode acontecer através dos esgotos e lixo produzido nas cidades incluindo matéria orgânica e metais pesados como níquel, mercúrio e cádmio, aumentando essa contaminação. Os produtos agrícolas, os venenos e também os elementos radioativos têm sido descartados de qualquer forma, causando a poluição do solo.
Nas localidades onde não há água tratada ou redes de saneamento básico, a água, contaminada por fezes humanas e animais, vai direto para o consumo da população e usada no preparo dos alimentos, beber, tomar banho, lavar roupas, etc., causando a contaminação das pessoas. A vida aquática também sofre muito com a poluição dos mananciais, pois o oxigênio das águas é eliminado, matando a vida aeróbia por falta de como respirar.
A queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) causa a poluição do ar que também é provocada pelos produtos sprays, aumentando as doenças respiratórias, principalmente nas crianças.
Além desses tipos de poluição, temos convivido com a poluição sonora, causadora de doenças da modernidade, como o estresse. O barulho intenso das grandes cidades não permite que as pessoas descansem o necessário, causando-lhes irritabilidade e cansaço mental. Isso, ao longo dos tempos, poderá acarretar doenças, pois o corpo fica fragilizado, diminuindo a resistência física das pessoas.
Fonte: BRASIL ESCOLA (http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-combate-poluicao.htm)

Um comentário:

Anônimo disse...

É tão simples, mas o homem faz tudo se tornar mais difícil, depois arranjar a solução para o problema torna-se impossível, mas é bem mais façil chagar quando se conhece o caminho!

Adorei a matéria!