quarta-feira, 11 de julho de 2012

Geo-Parque Seridó


O projeto “Uma Viagem ao Passado” consiste em trabalhar o patrimônio arqueológico, mas, fomentar a conscientização dos munícipes Carnaúba dos Dantas, cidade do Seridó norte-riograndense, sobretudo os alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino”.
O Referido projeto é da Secretaria Municipal de Turismo e tem levado turmas de alunos regularmente matriculados nos tipos de educandários citados, para visitarem sítios arqueológicos  da região, acompanhados de seus professores e guiados por Damião Carlos (Carlinhos, Voz do Povo).
Assim o projeto visa envolver a comunidade e as escolas de um modo em geral é ter a certeza que a preservação, o respeito ao meio ambiente e com visitas ordenadas e controladas trará benefícios ao município gerando emprego e renda.
Durante as visitas são abordadas discursões sobre a preservação, a consciência de não jogar lixo e do pertencimento, sensibilizando os visitantes acerca da importância no que concerne a sustentabilidade do local.
Como exemplo cita-se o Sítio Arqueológico Xique-xique I localiza-se na zona Rural do Município de Carnaúba dos Dantas, aproximadamente a 5 km da sede municipal. Considerado um dos mais belos sítios do país, recebeu recentemente uma estrutura de passarelas através do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) além das pinturas que estão bem preservadas.
O referido sítio, também faz parte do projeto Geo-Parque Seridó, é um dos geo-sítios tendo a frente do projeto, o professor Marcos Antônio. Lembrando que as visitas são controladas. Para maiores informações e agendamentos falar com Damião Carlos, o Carlinhos (84) 8844-3297.

Calinhos e Carlão (em Carnaúba dos Dantas - 2011)
Texto elaborado a partir de e-mail enviado pelo meu amigo, abnegado blogueiro e guia turístico supracitado!

Nenhum comentário: