sábado, 2 de junho de 2012

Nova ortografia - Lição 01

      Algumas alterações importantes foram introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, países que têm a língua portuguesa como idioma oficial. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo no 54, de 18 de abril de 1995.
      O acordo não elimina todas as diferenças ortográficas observadas, como por exemplo: em Portugal não se usa o acento circunflexo! Mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países.
      O que foi alterado para emprego comum ainda gera dúvidas em muita gente que procura escrever corretamente. Assim, resolvemos publicar neste espaço, uma serie de lições sobre essas alterações, uma colaboração da Professora Lucena Fernandes e baseada na obra Guia Reforma Ortográfica (2008) do Prof.  Douglas Tufano

Lição 1 - Mudanças no alfabeto
O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A, B, C, D e E; F, G, H, I, J e K; L, M, N, O e P; Q, R, S ,T e U; V, W, X, Y e  Z.

Referência bibliográfica: Tufano, D. “Guia Reforma Ortográfica”,  Editora Melhoramentos Ltda, 1.ª edição, São Paulo, SP, 2008.  

2 comentários:

Anônimo disse...

Aposto que foi pra mim...

obrigadooo!

Ana disse...

Olá professor, vim agradecê-lo por seguir meu blog, o Buymazon, e aqui estou para retribuir a confiança e preferência. Obrigada.