domingo, 10 de junho de 2012

Agentes de doenças nas águas contaminadas

     Os principais agentes biológicos encontrados nas águas contamina­das são os parasitas, as bactérias patógenas e os vírus.
     Parasitas são animais unicelulares que se alimentam do sangue de outro. Nascem e/ou crescem e/ou se reproduzem em outros corpos. Em geral são protozoários, vermes ou fungos. São exemplos de doenças conhecidas em nossa região:
-          provocadas por protozoários ® as amebíases, tricomonas, en­tre muitas outras;
-          provocadas por vermes ® amarelão, lombrigas, solitária, esquistosomose, etc;
-          por fungos ® Micoses em geral (pé de atleta, candidíases, algumas dermatoses, etc.)
     Bactérias são parasitas unicelulares que constitui a classe dos esqui­zomicetos e cujos ti­pos morfológicos fundamentais são os cocos, os bacilos e os espirilos. As bactérias patógenas encontradas na água e/ou alimentos, consti­tuem uma das principais fontes de morbidade e mortali­dade em nosso meio. São os responsáveis pelos numerosos casos de enteri­tes, diarréias infantis e doenças epidêmicas com re­sultados frequentemente letais. Exemplos de doenças bastante conhecidas e que podem vir de águas contaminadas por bactérias: leptospirose, tifo, febre tifóide, cólera, difteria e várias doenças nos olhos e na boca.
     Vírus são diminutos agentes infecciosos, invisíveis, com algumas exceções, pela microscopia óptica, e que se caracterizam por não terem metabolismo independente e terem capacidade de reprodução apenas no interior de células hospedeiras vivas. Os vírus mais comumente encontrados nas águas contaminadas por dejetos humanos são os da hepatite infecciosa e da poliomielite.
     OBS: morbidade é a capacidade de produzir doença em uma pessoa ou em um grupo delas.
Fonte: NOTAS DE AULAS (http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/)

Nenhum comentário: