segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Vaticano

O Estado da Cidade do Vaticano, com seus 0,44 quilômetros quadrados de superfície, é o menor e o menos populoso país do mundo. É independente e situa-se no centro de Roma, Itália, como a sede da Igreja Católica Romana. Tem como soberano o Papa, autoridade máxima da Igreja, que também é chamado de Pontífice Romano ou Sumo Pontífice.
É limitado por cerca de 4 quilômetros de fronteira e foi fundado com o Pacto de Latrão, firmado entre a Igreja e o governo italiano, através de Benito Mussolini, em 11 de fevereiro (1929), durante o pontificado de Pio XI, encerrando uma luta de seis décadas depois do desmoronamento dos Estados Pontifícios.
O Pacto de Latrão foi assinado pelo Cardeal Gasparri, então o Cardeal Secretário de Estado da Santa Sé. Por esse tratado, o governo italiano reconhecia o Vaticano como Estado soberano. Por seu lado, a Santa Sé cedia à Itália todas as terras dos antigos Estados Pontifícios, que o Papa havia governado desde o século V até 1870, quando o Piemonte tomou à força os territórios pontifícios. Entre 1870 e 1929, os Papas se consideravam prisioneiros no Vaticano, com relações cortadas com o Estado italiano, que conquistara Roma pela força.
Na figura acima vê-se Mapa do Vaticano com destaque para a localização da Basílica e a Praça de São Pedro, local de contato do Papa com a multidão de fiéis que visitam a Santa Sé diariamente.
Fonte: SÓ BIOGRAFIAS (http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/RolPapas.html)

Nenhum comentário: