segunda-feira, 23 de abril de 2012

Álcool x Ressaca

     A intensidade da ressaca depende da capacidade do fígado de cada um e para curá-la  pode-se tomar banho gelado, café, água, açúcar, etc, A dor de cabeça pós-bebedeira, por exemplo, é efeito da vasodilatação. Isso porque o álcool se espalha no sangue até o cérebro e seu efeito pode causar edemas. Como forma de defesa, o corpo expande as veias cerebrais. Já o vômito ocorre porque o álcool irritou a mucosa do estômago.
     Em dias de ressaca, as principais dicas são caminhar, para fazer com que o metabolismo se regule, e comer alimentos leves, como saladas, frutas e grelhados, para não dificultar a digestão e sobrecarregar os órgãos que trabalharam para processar o álcool.
     Outro problema causado pelo álcool é a queda de açúcar no sangue e a desidratação. Para evitar isso, deve-se ingerir um copo de água com 3 a 5 colheres de sopa de açúcar bem misturadas (diabéticos não devem fazer isso). Também é importante não dormir de barriga para cima, para evitar o sufocamento no caso de vômito durante o sono.
     Na hora de beber, nunca fique de barriga vazia e escolha bem o acompanhamento para não passar mal depois. Pães, berinjela, batata frita e mandioca frita são indicados, mas deve-se evitar frios como salame, presunto e mortadela e linguiça acebolada.
     O álcool também causa forte diurese e a urina aumenta e pode desidratar. Portanto recomenda-se que para cada copo de álcool beba-se um copo de água, além de  ingerir muito líquido também no dia seguinte para eliminar pela urina as toxinas que restam no corpo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não bebo, mas gosto de saber os efeitos da bebida, e uma coisa que incomoda é o mau háito, ou halitose, e uma dica pra combater esse problema e comer maçã após ingerir bebidas alcoólicas!


Adorei ás dicas

Anônimo disse...

Carlão,
Ressaca não é doença.
Já dizia o poeta...

Meteonina imensa
Pra tomar depois do porre
De cachaça ninguém morre
Ressaca não é doença
Não há doutor que convença
Que se morre antes da hora
Se a ressaca lhe apavora
E a vontade lhe domina
Não consulte a medicina
Tome uma que melhora